segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Resenha: Paulo Freire, conscientização e alfabetização

Estive ocupado com as atividades que a vida me oferece. Estou sempre indo e vindo; vou ali, vou lá, volto pra cá, vou acolá... estou sempre em movimento. Minha vida muito mudou. Desde a vida de um adolescente que não queria nada com o futuro, como ter me conscientizado que eu poderia ter uma vida melhor.

Aproveitei as oportunidades que me surgiram. E, não é verdade que há pessoas infelizes por que não tiveram oportunidades; todos recebemos chances de ter uma condiçãozinha de vida; nem todos temos condição de sermos ricos, poderosos, influentes, mas, todos temos oportunidades de levar uma vida digna, honrada, feliz, coerente, sem sobressaltos.

Eu estudei o texto sobre Alfabetização e Conscientização. Fiz uma resenha sobre o texto. Nunca tinha lido Paulo Freire. Eu o conhecia por frases em escolas. A Escola Dinâmica de Irecê - Master, tem espalhado por várias salas frase do Educador, filosofo da educação. Achava as frases bonitas, porém, é só uma falsa capa.

As ideias de Paulo Freire são mais coisas de políticos comunista recalcado do que ideias de um educador sênior, dedicado e envolvido com a real educação. Muito me decepcionou a leitura. Não li apenas com olhar negativo, quis de fato encontrar a beleza que as frases soltas nas escolas exibem.
Não há beleza em Paulo Freire como educador. É mesquinhamente um político fracassado.

A minha resenha está assim detalhada:

Me esforcei para apresentar o texto com uma critica real sobre o texto de Paulo Freire. Não faço críticas pessoais ao autor, apenas, critico sua visão; critico a visão pobre de quem o defende; de quem o endeusa.

Eis os links: Resenha - Conscientização;
O texto que li: Conscientização.PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário