sexta-feira, 13 de maio de 2016

Os paradigmas da educação

As vezes me encanta ver, assistir e acompanhar algumas medidas para mudar o cenário nacional quanto à educação.

Confesso que eu tinha “certa desconfiança e até preconceito” com a EaD. No entanto, após participar de uma, mudei de opinião e ideia. É um grande movimento que quebra, aniquila os muitos paradigmas da educação. Não é 100%, mas, é um grande percentual. Há muito o que melhorar, mas, já existe uma grande trilha, um bom caminho trilhado.

Falta alguns processos para evitar alguns tipos de fraudes, mas, até ser implantado, devemos, como sociedade mudar nossos conceitos morais, éticos e questionar valores sociais que temos arraigados.

Pois bem! Após, esta breve introdução, me causou boa impressão, algumas mudanças em alguns cursos que tenho acompanhado. Em especial as mudanças na grade curricular, assuntos temas, temas novos, novas iniciativas.

Esta semana participei de reuniões em que os debates sobre os temas de sala aula foram:

  1. Logística reversa, meio ambiente e sustentabilidade;
  2. Programação de aplicativos e as novas mídias;
  3. Redes sociais e o ambiente da empresa.

Temas aplicados em cursos diferentes: O número 1 da lista é do curso de Engenharia Civil; O número 2 em análise de sistemas; e o número 3 em administração.

Quanto ao terceiro item, eu comentei sobre a realidade que conheço na cidade de Irecê. No início, lá por volta de 2004/2006, o MSN e o Orkut foram grandes problemas nas empresas. Especialmente quanto a produtividade, vírus, prejuízos e despesas com novas técnicas de bloqueios, impedimento de usos, e até creiam nisto: espionagem empresarial.

Na atualidade, há ainda muitos administradores com o arcaísmo arraigados que proíbem o uso das redes sociais e as novas mídias. Outros no entanto, exige como parte integrante da nova cultura empregatícia, o saber usar aplicativos e smartphone.

Um empresário me disse em uma das reuniões: “Se os meus clientes usam, eu, os funcionários e os parceiros devemos usar. Não podemos perder nenhuma oportunidade de enviar uma oferta, enviar uma proposta, receber uma imagem de documento, receber um documento para agilização de nossa documentação”

Ou seja, o novo perfil do administrador de empresa tem sido preparada em cursos que estão quebrando os paradigmas da educação.

E isto é muito bom! Falta melhorar. Porém, já temos uma direção, metas e objetivos. Avante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário